8ª Olimpíada de Química do RJ

Inscrições para a 8ª Olimpíada de Química do RJ vão até o dia 09 de agosto
 

A competição é voltada para os alunos do Ensino Médio.

 

Estão abertas, até dia 09 de agosto, as inscrições para 8ª edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio.

A primeira fase será realizada no dia 16 de agosto, na própria escola do aluno. Já segunda fase acontecerá no dia 05 de outubro, no Campus Gávea da PUC-Rio.

 

 

A competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química, influenciar na melhoria do ensino e aumentar o contato desses jovens com as universidades. Além disso, a competição regional visa identificar os alunos talentosos em Química e prepará-los para a Olimpiada Brasileira de Química (OBQ).

 

Vale ressaltar que não há um limite máximo de alunos que podem ser inscritos por cada escola, mas cada instituição deve, obrigatoriamente, inscrever um professor representante. Em 2012, cerca de 2.500 alunos participaram da primeira fase e aproximadamente 300 passaram à etapa seguinte.

 

Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/

 

Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a avaliação "Desafios em Química" da PUC-Rio, com provas rigorosamente iguais, os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do Ensino Médio, inscritos no vestibular da universidade, ganharão, também, uma bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.


Olimpíada Estadual é a primeira etapa para chegar à competição internacional

 

Os 20 melhores de cada uma das categorias EM1 e EM2 (alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, respectivamente) da OQRJ 2013 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2014. Além disso, os alunos da EM1 poderão também se beneficiar do projeto "PUC por um semestre", promovido pelo PIUES (Programa de Integração Universidade Escola Sociedade), que os preparará para a etapa nacional. Aqueles que conquistarem uma medalha na OBQ têm ainda uma boa notícia: a chance de fazer um curso preparatório para a última prova nacional que seleciona os três brasileiros que representam o País na Olimpíada Internacional de Química.

 

FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=12124