Projetos

Aqui são disponibilizadas informações acerca dos projetos desenvolvidos no âmbito do Curso Técnico em Química, individualmente, ou em colaboração com instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, assim como com empresas públicas e privadas.

Para conhecer melhor o grupo de pesquisa formado por docentes da Coordenação de Química, o Núcleo de Pesquisas em Química Ambiental (NPQA), clique aqui.

2017

Dois projetos de pesquisa apresentados pelo prof. José Lucas ao Comitê da Bacia Hidrográfica Guandu foram aprovados, e iniciaram suas atividades no terceiro trimestre deste ano. Estes projetos prevêem o monitoramento da qualidade das águas do Rio Cabuçu-Piraquê e do Rio Portinho.

Neste mesmo ano, também foi aprovado um projeto coordenado pelo Prof. José Lucas dentro do edital FAPERJ de apoio ao Programa Jovens Talentos, com a liberação de mais três bolsas para alunos do curso técnico em Química.

2016

Foi aprovado um projeto coordenado pelo prof. José Lucas dentro do edital FAPERJ de apoio ao Programa Jovens Talentos, com a liberação de quatro bolsas para alunos do 2º ano do curso técnico em Química.

2015

O projeto de pesquisa apresentado pelo prof. José Lucas ao Comitê da Bacia Hidrográfica Guandu foi aprovado, tendo seu início no primeiro trimestre de 2016.

Este projeto previa o monitoramento da qualidade das águas do Rio Cabuçu-Piraquê e  alguns de seus afluentes.

2014

Foi aprovado um projeto de pesquisa, com recursos da FAPERJ, desenvolvido pelos Profs. José Lucas e Pablo Wolf e coordenado pela Profa. Geizi Jane.

Graças a este projeto, foi possível a ampliação do número de laboratórios didáticos, bem como a implantação do Laboratório de Apoio Didático, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão em Química.

Neste mesmo ano, também foi aprovado um projeto coordenado pelo Prof. José Lucas dentro do edital FAPERJ de apoio ao Programa Jovens Talentos, com a liberação de mais quatro bolsas, agora para alunos do curso técnico em Química.

2013

Neste ano foi aprovado um projeto de desenvolvimento tecnológico, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fruto de uma nova cooperação com o Laboratório de Microbiologia e Química Ambiental do IQ/UERJ, estabelecido pelo Prof. José Lucas.

Foram adquiridos diversos materiais de consumo e reagentes para os laboratórios didáticos, bem como a criação de quatro vagas para alunos-bolsistas da ETESC.

2011
Um novo projeto de pesquisa elaborado pelo Prof. José Lucas, novamente em colaboração com o Prof. Fábio Merçon, da UERJ, foi aprovado pela FAPERJ.

Através do mesmo, foram adquiridos diversos equipamentos de medição, bem como ampliado o quantitativo de itens de material de consumo e reagentes.
2009

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa com recursos da FAPERJ, elaborado pelo Prof. José Lucas, em colaboração com o Prof. Fábio Merçon, do Laboratório de Microbiologia e Química Ambiental do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IQ/UERJ), que coordenou tal projeto.

Os recursos provenientes do mesmo permitiram a ampliação dos materiais e reagentes do laboratório, além da aquisição de equipamentos de análise na área ambiental.

2005

O então coordenador da disciplina de Química, Prof. José Lucas, apresentou à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) um projeto para implantação do Laboratório Didático de Química (LADIQ), orçado em mais de R$ 140 mil. Tal projeto foi aprovado naquele mesmo ano, e teve sua verba liberada em setembro do ano seguinte.

Graças a esse projeto, foram construídos e equipados o Laboratório Didático de Química e a Sala Multimídia de Química.