Governador sanciona lei que cria cotas sociais e raciais para entrada na Faetec

 

A FAETEC passa a adotar a lei 6.433/13, que cria cotas para admissão em cursos técnicos da Rede. A nova lei, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, estabelece que pelos próximos cinco anos sejam reservadas 20% das vagas em cursos técnicos para os estudantes carentes negros, pardos e índios, assim como os alunos carentes oriundos de escolas públicas do estado do Rio (também 20%), e 5% para pessoas portadoras de deficiência. Será considerado como carente o candidato cuja renda familiar mensal per capita corresponda a um valor menor ou igual a um salário mínimo e meio.

 

De acordo com o secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca a lei garantirá que alunos de instituições públicas tenham mais chances de conquistar boas oportunidades.

 

– A nova lei demonstra a preocupação que o Estado tem com os estudantes mais carentes e com a qualidade do ensino que será oferecido a esses alunos. Essa é uma maneira de garantir que todo cidadão tenha as mesmas oportunidades de adquirir o conhecimento que vai levá-lo a garantir seu futuro – afirma o secretário.

 

O presidente da Rede, professor Celso Pansera apoiou a iniciativa do governo que pretende democratizar ainda mais a entrada de estudantes sem recursos ao ensino Técnico.

 

– Somos totalmente favoráveis à lei de cotas, que se destina a reservar uma quantidade de vagas na Rede Faetec tanto para a rede pública de ensino quanto para as minorias. Ambos os grupos formam a parcela da população que mais precisa do apoio do Estado, que também precisa ter acesso aos bons serviços oferecidos. O Ensino Técnico oferecido pela Rede Faetec não somente ensina o cidadão, mas também dá uma profissão e encaminha para o mercado de trabalho – garante o presidente.

 

Clique no link ao lado para ter acesso à Lei Estadual RJ nº 6.433, de 15/04/2013 que instituiu o regime de cotas para ingresso na FAETEC.

 

Adaptado de https://www.faetec.rj.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/10400-governador-sanciona-projeto-de-lei-que-cria-cotas-sociais-e-raciais-para-entrada-no-ensino-tecnico-da-faetec