Instalações

A Coordenação de Química da ETESC dispõe, atualmente, de três Laboratórios Didáticos de Química (LADQ) e um Laboratório de Apoio Didático, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão em Química (LAPEQ). Também possui duas Salas de Aula Multimídia. Todas as salas e laboratórios são climatizados. Tais dependências foram estruturadas a partir de projetos de financiamento outorgados pela FAPERJ, e têm sido utilizadas desde 2007 como ambientes instrucionais para a disciplina de Química Experimental, desenvolvida junto a diversos cursos técnicos de nossa Escola, e a partir de 2013 para as disciplinas técnicas experimentais do Curso Técnico em Química.

Os Laboratórios Didáticos estão sendo continuamente estruturados de modo a atender as necessidades das diversas disciplinas com conteúdo prático, tanto do Curso Técnico quanto das disciplinas experimentais de Química do Ensino Médio. Do mesmo modo, sempre buscamos estruturar melhor nosso Laboratório de Pesquisa, com vistas a aprimorar cada vez mais as linhas de pesquisa, desenvolvimento e extensão (PD&E) existentes em nossa coordenação.

Os Laboratórios Didáticos contam com diversos equipamentos, tais como: espectrofotômetro, balanças analítica e semi-analítica, medidor de pH microprocessado, microscópio biológico trinocular, estufa de secagem, centrífuga elétrica de bancada, agitador tipo vortex, banho-maria, bomba de vácuo e compressor de ar, fontes alimentadoras com regulador de voltagem (CA/CC), mantas de aquecimento, placa de aquecimento com agitação magnética e refrigerador duplex. Além dos equipamentos mencionados, diversos instrumentos de medição digitais portáteis estão disponíveis para uso, entre eles: medidores de pH, medidor de oxigênio dissolvido (OD), medidor de potencial de oxirredução (ORP), medidor de sólidos dissolvidos totais (TDS), turbidímetro, termo-higrômetro, cronômetros, multímetros e termômetros.

Laboratório de Apoio Didático, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão em Química (LAPEQ) serve de apoio ao preparo de aulas práticas e ao desenvolvimento dos projetos de PD&E, além de atender a algumas disciplinas específicas. Este laboratório está estruturado com sete bancadas de trabalho, sala de equipamentos e almoxarifado. Está equipado com capela de exaustão de gases, destilador de água, chuveiro de emergência com lava-olhos, além de contar com balanças analítica e semi-analítica, estufa de secagem, autoclave, placa de aquecimento, draga de coleta de sedimentos, garrafa de coleta de águas superficiais, entre outros.

 

               

Já os Laboratórios Didáticos 1, 2 e 3 (LADQ1LADQ2 e LADQ3) possuem, cada, oito bancadas para alunos e três de apoio, além de mesa para o professor. Todos os laboratórios são interligados internamente, permitindo o uso simultâneo de equipamentos existentes em mais de um laboratório durante aulas práticas. Tais laboratórios contam, cada um deles, com capela de exaustão de gases, espectrofotômetro, balanças analítica e semi-analítica, estufa de secagem, centrífuga elétrica de bancada e banho-maria.

O Almoxarifado possui mais de 500 reagentes que abrangem todas as áreas de ensino em Química, e o laboratório dispõe de mais de 700 itens de equipamentos, materiais permanentes, materiais em porcelana, metal, vidro e plástico.

               

As Salas de Aula Multimídia possuem projetor multimídia e tela para projeção, caixa de som amplificada, retroprojetor e computador portátil com acesso à internet. Na Sala da Coordenação se encontram diversos materiais para preparo de material didático e de aulas, além de vários equipamentos: câmera fotográfica digital, computador de mesa, impressoras laser P&B e multifuncional jato de tinta, bem como uma  Biblioteca Setorial  com mais de cem livros e publicações das diversas áreas da Química.

               

Ao longo dos últimos anos, diversos novos itens, como reagentes, materiais de consumo e equipamentos de medição, têm sido adquiridos através de uma parceria em projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto com o Laboratório de Microbiologia e Química Ambiental do Instituto de Química da UERJ.

Também está prevista a ampliação do número de salas de aulas multimídias, e a aquisição de novos e modernos equipamentos, mobiliários e instrumentos através de novos projetos de financiamento.

 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!